Os Equipamentos para Educação Ambiental (EqEA) correspondem a todas as infraestruturas que, contando com instalações apropriadas e equipas educativas especializadas, oferecem programas e atividades neste âmbito.
Exemplos deste tipo de equipamentos são Centros de Educação Ambiental, Centros de Interpretação de Áreas Protegidas, Quintas Pedagógicas, Ecotecas e Parques Ambientais.
A existência de EqEA, a sua distribuição territorial, a crescente e necessária diversificação de destinatários numa perspetiva de educação ao longo da vida, o tipo de recursos de que dispõem e as atividades educativas que neles se desenvolvem, constituem um indicador da capacidade que a sociedade tem para criar condições culturais que tornem possíveis formas alternativas e diversificadas de desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente mais justas e equitativas para todos os cidadãos.
Os elementos base que devem fazer parte de um EqEA são:
- ser um espaço físico com infraestrutura e recursos adequados que permitam concretizar atividades de educação ambiental destinadas aos vários públicos-alvo (escolar e outros sectores da população);
- ter um Projeto Educativo orientado a partir das diretrizes que caracterizam a educação ambiental;
- oferecer iniciativas e atividades de uma forma regular, ao longo do ano (mais de 120 dias/ano).
Em 2011 foi lançado um inquérito online que permitiu georeferenciar os equipamentos existentes no SNIAMB - Sistema Nacional de Informação de Ambiente, consultáveis no geovisualizador.
Para saber mais